O Brasil possui 5.570 municípios dos quais apenas 200 (3,6% do total) têm mais que 150.000 habitantes e representam 50,4% da população. Vamos apresentar dados e resultados somente desses municípios grandes e médios pois qualquer óbito num município pequeno pode proporcionar um alto impacto nos índices.
Cumpre informar que temos dados diários de todos os 5.570 municípios e, assim, podemos apresentar a evolução de qualquer um ao longo dos 510 dias da pandemia.
Os dados apresentados serão referidos a índices por milhão de habitantes. Não faz sentido comparar um município com 200.000 habitantes com outro com 2 milhões de habitantes. Neste caso, por exemplo, são esperados resultados com diferenças de 10 vezes. Fica claro, por exemplo, que Santos com 433.311 habitantes tem 0,433 milhão de habitantes.
O quadro abaixo apresenta os 20 municípios mais críticos quanto ao total de óbitos.

No quadro e na Figura 01 notamos que SJRP – São José do Rio Preto é o município que apresenta o maior número de óbitos por milhão de habitantes. Em seguida temos São Caetano do Sul, Cuiabá, Porto Velho e Santos.
Na Figura 02, que representa a situação dos últimos 7 dias, notamos que SJRP, Foz do Iguaçu e Volta Redonda são os municípios com tendência de aumentar o número total de óbitos.
Finalizando, na Figura 03, notamos claramente que Santos era o município com mais óbitos durante a fase inicial da pandemia. Numa fase intermediária houve um equilíbrio entre Santos e SJRP mas nos últimos meses a situação de SJRP piorou bastante. Santos atualmente está na quinta posição dos piores municípios. Ainda podemos notar quanto esses municípios estão longe da média do Brasil.

Figura 01 – Óbitos acumulados por milhão de habitantes

Figura 02 – Óbitos por dia e milhão de habitantes – média dos últimos 7 dias.

Figura 03 – Evolução dos óbitos acumulados por milhão de habitantes
Dos 5.570 municípios do Brasil 2.452 (44% do total) têm população inferior a 5.000 habitantes. Esses municípios, por serem muito pequenos, qualquer óbito têm um impacto grande.

Figura-04 – Número de municípios por faixa de população
Os municípios muito pequenos, com população inferior a 5.000 habitantes, tendem a duas situações:
1 – Um óbito num município pequeno representa um impacto grande no índice de óbitos por habitante. Este fato, muitas vezes, implica num valor muito alto no índice e, por essa razão, analisamos apenas os 200 municípios com mais de 150.000 habitantes.
2 – Por ser um município pequeno a circulação interna e o fluxo de visitantes é muito baixo, com poucas aglomerações, sem grandes lojas e restaurantes, e, desta forma, o índice de óbitos por habitante tende a ser mais baixo que dos demais municípios, conforme mostra a Figura-05 abaixo.

Figura-05 – Óbitos por milhão de habitantes por faixa de população