Brasil e Índia são países com população elevada mas a Índia possui 6,5 vezes mais habitantes. Por outro lado a área do Brasil é 2,6 maior que a da Índia e, desta forma, a densidade populacional na Índia é 16,8 vezes maior do que no Brasil.
A Índia, por ter uma densidade populacional muito maior que a do Brasil, deveria apresentar números absolutos em casos e óbitos também muito maiores. Não é o que se observa no quadro abaixo.
Comparando-se os casos e óbitos desses dois países, considerando-se suas populações, as diferenças são enormes.

A Figura 01 apresenta a evolução diária dos óbitos acumulados (por milhão de habitantes) até 20-07-2021.
A Figura 02 apresenta a evolução do número de óbitos por dia, também por milhão de habitantes.
Nessas duas figuras nota-se que os dados do Brasil, ao longo de todo o período da pandemia, são sempre superiores aos da Índia.

Figura 01

Figura 02
Na Figura 03, logo abaixo, mostra que em outubro de 2020 tivemos a mínima relação entre os óbitos diários nos dois países. Nessa época morriam 4 vezes mais brasileiros do que indianos.
Na mesma Figura 03 temos que no início de março de 2021 o número diário de óbitos no Brasil era 100 vezes maior do que na Índia. Esse número requer uma explicação!
” Como pode a Índia, com uma densidade demográfica (aglomeração) 16,8 vezes maior que a do Brasil, apresentar 100 vezes menos mortes diárias? “
Que os especialistas respondam…

Figura 03