Hoje, dia 30-05-2021, após 440 dias de pandemia, tem-se em SP a igualdade de óbitos entre a RMSP (Região Metropolitana de SP) e os demais municípios do interior e litoral do estado. O quadro abaixo resume os principais dados.

Como se sabe a pandemia começou na cidade de São Paulo e durante esse período a RMSP sempre teve mais óbitos que todo o resto do estado. Como costumo dizer, se o vírus fosse “democrático” teríamos os mesmos índices para todos os municípios, sempre na proporção de 47,3% para a RMSP e 52,7% para o resto. Essa proporção sugere que o CG (centro de gravidade) da população estaria numa localidade próxima de Indaiatuba (11 km) e do aeroporto de Viracopos (9 km) em Campinas.
Com a evolução dos meses o “caminho” para esse ponto teve ritmos rápidos, normais, lentos e até um período de equilíbrio, conforme os Mapas 01 e 02, a seguir.

Mapa 01

Mapa 02
Nesses mapas nota-se que o caminho para o CG da população foi ultrapassado. A explicação é que as regiões administrativas (ver Mapa 03) mais distantes estão com índices de óbitos por milhão de habitantes muito elevados, em comparação com as demais regiões.

Mapa 03
Face a atual evolução acelerada dos óbitos no interior, ver Figura 01 abaixo, espera-se que o atual equilíbrio de óbitos ( 50% x 50%) seja superado. Ver Figura 02.

Figura 01

Figura 02
Essencial para decifrar essa PANDEMIA que eu denomino PANDEMONIO, porq. está destruindo empregos, empregadores, famílias, educação, saúde mental , relacionamentos, etc etc .É urgente pesquisar cada internado : idade, onde mora, onde trabalha, histórico de saúde, temores etc etc . Importante pesquisar favelas. palafitas, moradores de rua, para saber qual o grau de contaminação desses moradores que vivem na maioria sem esgoto, água encanada etc etc. Esse todo, no meu entendimento, ajudará a vencermos esse caos com maior rapidez.
CurtirCurtir
Essa postagem que você comenta é que a população do interior é um pouco maior que a da Região Metropolitana de SP. A pandemia começou na RMSP mas agora o interior está com uma velocidade maior de óbitos e logo estará na mesma proporção. Vou mandar um gráfico atualizado por email. EStive muito ocupado com “Astronomia” mas em 2 ou 3 dias vou atualizar a pandemia. Coleto diariamente dados de todos os municípios e países. É muita informação…
Se você quiser ser informada de cada nova postagem é só ir ao blog e procurar “Siga meu blog” e lá deixar o email no qual quer ser avisada.
Obrigado pelo comentário.
CurtirCurtir
A minha sugestão é uma pesquisa necessária em cada hospital, onde os doentes estão internados. Não importa a cidade . Seria importante ver que a essência é a pessoa e seu entorno pessoal., principalmente psicológico.
CurtirCurtir
Já enviei essa sugestão a meios de comunicação, PODERES, mas …sem retorno ou interesse . Infelizmente, a sequência preferencial é número de internações e óbitos .Qual a razão!
CurtirCurtir
Há muita coisa estranha nesse vírus… Só o tempo dirá quem estava com a razão.
CurtirCurtir