Muito se tem falado da situação da pandemia no Brasil e na Índia. As comparações não podem ser efetuadas analisando-se friamente os números. Os países são muito diferentes, inclusive religiosa e culturalmente.
No quadro abaixo destaco os principais valores a serem considerados. Em “amarelo” destaco qual o país tem valor maior e na coluna “vezes” quantas vezes é maior.

Não é preciso grandes análises para ver que em valores reais a Índia está pior que o Brasil. Se considerarmos que a população da Índia é 6,5 vezes maior que a do Brasil e a densidade demográfica 16,8 vezes maior, a situação fica invertida. A situação do Brasil fica bastante desconfortável. Em outras palavras, se a crise na Índia é grave, no Brasil é mais grave. Na minha opinião, completamente leiga no assunto, acho que as condições do atendimento hospitalar no Brasil são muito melhores que as da Índia. Outro fator que também chama a atenção é a forma como são tratados os mortos, principalmente por motivos religiosos e culturais, muito mais chamativa e espetaculosa na Índia do que no Brasil.

