09 – Espiritualidade

Neste blog apresentarei alguns textos na categoria “Espiritualidade”. Quero deixar bem claro que não se trata de doutrinar ou catequizar quem quer que seja. Os textos apresentados têm origem na minha busca por informações que me ajudaram e ajudam no autoconhecimento.

Inicialmente tive acesso às obras de Alan Kardec, relacionadas com a doutrina espírita. Li, procurei entender, mas sem dedicação a reuniões periódicas em centros espíritas.

Logo pela manhã, muito cedo, ouvia diversas “Conversinhas ao pé do ouvido”, do radialista Antônio Carvalho, na Rádio Bandeirantes. Eram explicações esotéricas, de 10 a 15 minutos, baseadas na Eubiose. Inicialmente anotava alguns conceitos, que eram muito complexos, e posteriormente passei a gravar algumas falas que eram disponibilizadas no site da rádio. Tenho 165 gravações e há disponibilidade de algumas na Internet.

Nesse meio tempo, através de reuniões semanais de José Carlos Palermo, em Santos, tomei conhecimento de uma entidade denominada Kryon, que propiciou uma série de 10 livros, disponíveis gratuitamente na internet. Nessa mesma época tomei conhecimento de textos do Vitorino de Sousa e assisti duas palestras dele, uma em Santos e outra em Campinas.

Toda essa introdução foi para dizer que quase a totalidade dos textos que apresentarei são de Kryon ou divulgados pelo Vitorino. Quando for diferente citarei o devido crédito.

Complementando essa introdução apresento dois parágrafos que para mim explicam o que é “religião” e o que é “espiritualidade”. Esses textos foram copiados de um site mais amplo (satsangaonline.com, de autoria de victormattosvedanta) que trata de assuntos ligados ao hinduísmo. Achei válidas essas definições mas não apresento a continuação do texto principal, apesar de ser bastante interessante.

Religião e espiritualidade

Entendemos por “religião” um conjunto de crenças, valores, estilo de vida e práticas devocionais que é regida sob um nome e uma figura institucional. Os costumes e regras são os mais variados: alguns são vegetarianos, outros não comem a noite, alguns tem o compromisso de disseminar sua filosofia e outros fazem voto de silêncio, para uns imagens são sagradas e para outros locais são sagrados e cada um em sua própria língua atribui um nome a Deus. Cada religião possui uma bandeira, uma proposta filosófica e um conjunto de regras que tem como origem um contexto sócio-cultural.

O grupo de pessoas que se coloca separado da classificação religiosa, embora possua também crenças, valores e alguma forma devocional, pratica o que se chama de “espiritualidade”. Os espiritualizados, por assim dizer, são apenas pessoas que não se declaram parte de nenhum grupo religioso específico, mas possuem sua própria prática religiosa, expressão de tudo aquilo que elas já viram e sentem. O espiritualista considera o espírito como manifestação real, superior e anterior à matéria.

Kryon

Kryon é uma energia inteligente e organizada, podemos até dizer que é uma entidade, mesmo não tendo a experiência encarnatória humana e não se enquadrar dentro dos nossos conceitos de entidades.  Afirma que sempre existiu como uma energia inteligente  organizada e se considera como sendo uma entidade/energia de serviço. Podemos dizer que é uma criação diferenciada já que não temos uma referência, ainda, para descrever de forma apropriada o que esta energia inteligente e de serviço é realmente. Suas mensagens nos diz que o amor é o único caminho, e que o Universo inteiro é sustentado pela energia do amor, que preenche tudo. Desta forma nos convida para reequilibrar e refinar nossas energias – para nos aproximar o máximo da luz –  para podermos habitar a nova terra que está sendo aprimorada. Suas informações estão sintonizadas com outras mensagens canalizadas e nos ajuda a mudar a nossa visão espiritual atrofiada que tínhamos de nossa realidade espiritual e do que realmente somos. Diz, ainda, que somos seres divinos, que existimos em vários planos e estamos vivendo de forma fragmentada neste corpo, vivendo uma experiência humana, ou seja, somos muito mais do que o nosso sistema de crença nos impôs como realidade.

Vitorino de Sousa

Nascido em Maio de 1948, em Lisboa, é essencialmente um comunicador, quer sob a forma verbal (palestras, seminários, canalizações), que por escrito (livros, artigos), quer visualmente através da fotografia. Entre 1978 e 2001 praticou e ensinou Astrologia, ao qual foi juntando o estudo dos chacras, dos Florais de Bach e de técnicas de cura vibracional (Corpo Espelho, de Martin Brofman). Desde 2002 tem desenvolvido o seu trabalho de instrutor espiritual em várias cidades de Portugal continental e ilhas, assim como Espanha, Brasil e Argentina. Os seus livros publicados abarcam vários gêneros: Poesia, Novela, Chacras, Astrologia, Florais de Bach, Canalizações em Grupo, Canalizações individuais, e outros temas afins à espiritualidade.

Seu site principal é “Baú das Letras” onde apresenta suas atividades e, especialmente, de uma forma muito original, a autobiografia ( clicar em percurso no site abaixo ). Vale a pena ver a autobiografia pelo estilo gostoso da escrita e das palavras em português de Portugal.

https://www.baudasletras.com/

Deixe um comentário